segunda-feira, 7 de junho de 2010

«O Meu Livro de Cabeceira»



O livro que escolhi para o 2º período foi «A Queda Dum Anjo» de Camilo Castelo Branco. É um livro muito bem estruturado, que foi escrito no ano de 1865 e está dividido em 36 (trinta e seis capítulos). Tem vocabulário erudito e é considerado um «clássico» da Literatura Portuguesa. Visa dar ao leitor um breve resumo da sociedade, reflectida através de uma personagem que acaba também por falhar.

Este livro descreve a vida de um homem, Calisto Elói de Silos e Benevides de Barbuda, que morava em Agra Freimas, na região de Miranda. A história centra-se num percurso de evolução política deste mesmo senhor, mas também nas suas mudanças devido a essa mesma evolução, pois Calisto Elói é, no início, considerado um homem íntegro, que se dedicava à Cultura e ao Saber, mas também à sua mulher, mulher que no final desta história acaba por trair.

Contestado pelos seus ideais, esta personagem critica todas as classes sociais da época, podendo ser comparada até com os actuais governadores ou os de há 500 anos.

Esta história é também muito marcada pelas peripécias entre o Morgado e o Dr. Libório de Meireles, no Parlamento, devido à maneira de pensar de Calisto e dos seus princípios antiquados. A moral da história é que ninguém é um Anjo e como tal, todos erramos e caímos. A queda de Calisto foi a de quase todos os homens: as mulheres!

Na minha opinião, este livro é muito bom, faz-nos pensar sobre questões muito importantes do nosso dia-a-dia, ainda que tenha sido escrito no século dezanove, é também bastante interessante devido ao facto de podermos transportar os acontecimentos de um século passado para o presente.

Não se torna uma obra aborrecida, pois nela existe muito diálogo e comicidade. Realmente é uma leitura muito enriquecedora e divertida em todos os aspectos!

Maria João Lima (9º A)