segunda-feira, 26 de abril de 2010

«O Meu Livro de Cabeceira»



Eu escolhi o livro «As aventuras de João Sem Medo — Panfleto Mágico em Forma de Romance», que é uma fábula de José Gomes Ferreira, com 171 páginas, uma obra publicada em 1963

Este livro conta a história de João Sem Medo, um rapaz que vivia com a sua mãe em Chora-Que-Logo-Bebes, uma aldeia situada perto do Muro construído à volta da Floresta Branca. Ninguém se atrevia a entrar lá, quanto mais um “choraquelogobebense” que passava a vida a chorar. Mas João Sem Medo era diferente de todos os habitantes da sua aldeia; ele não tinha medo de nada, ou fingia que não tinha, e um dia farto de toda aquela choraminguice decidiu fugir e atravessando o Muro: partiu, portanto, numa grande aventura, pondo à prova os seus talentos e a sua grande coragem.

Na minha opinião, este é um livro fantástico, pois o autor pretendeu transmitir que devemos combater as dificuldades da vida com um pouco de optimismo, inteligência e perseverança. É uma lição de vida muito útil para todos, independentemente da sua idade.

Quando o estamos a ler, sentimos que aquele mundo é totalmente diferente da realidade e por isso esquecemo-nos dela e “embarcamos” nesta grande aventura com João Sem Medo.

A Fábula de La Fontaine “O Corvo e a Raposa”, que eu já tive oportunidade de ler, é mencionada nesta história no capítulo “O museu da fábula”, quando se fala sobre uma raposa esperta que um dia elogia o canto do Corvo, e este, convencido, começa a cantar deixando cair o seu belo queijo na boca da Raposa.

Esta fábula, tal como a de João Sem Medo e muitas outras retrata a vida e dá-nos várias lições.

Eu aconselho todos a lerem este livro, porque estimula a imaginação e a criatividade e como o próprio autor diz “As aventuras de João Sem Medo” são um “divertimento escrito por que sempre sonhou conservar a criança bem viva no Homem”.

Ana Catarina, nº 1 (9º A)