quinta-feira, 22 de abril de 2010

Dia Mundial do Livro e dos Direitos do Autor



Assinala-se, amanhã, dia 23 de Abril, o Dia Mundial do Livro e dos Direitos do Autor, data que a nossa Biblioteca sublinhará com uma exposição de livros e com um convite muito especial a todos os nossos alunos para que venham à Biblioteca e leiam: mais e melhor!

Paralelamente, será exposta, na Sala dos Alunos, a listagem (com as capas) dos livros mais lidos e requisitados pelos alunos, ao longo deste ano lectivo.

A instituição desta data remonta a 1926 (na altura chamado do «Dia Internacional do Livro», a partir da tradição catalã de neste dia se trocarem livros e flores, em homenagem ao maior escritor espanhol, Miguel Cervantes).

A partir de 1996 a data passou a chamar-se «Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor», aquando da XXVIII Conferência Geral da UNESCO, procurando não só promover o livro, a leitura, como também o trabalho das bibliotecas e de todos aqueles que se empenham na edição e divulgação deste precioso objecto.

De acordo com a UNESCO, a escolha desta data prende-se com a coincidência de nela terem falecido Miguel Cervantes, William Shakespeare e Garcilaso de la Vega, ou nascido escritores, como Vladimir Nobokov e Maurice Druon, Josep Bla ou Vallejo.

Em 2010, a UNESCO escolheu a cidade de Lubliana (Eslovénia) como Capital Mundial do Livro, tendo como fundo o Diálogo de Culturas, segundo a mensagem da Irina Bokova, Directora Geral daquela instituição.