quarta-feira, 3 de março de 2010

Uma “onda de leitura” durante esta semana!



“Ler muito, ler mais, ler com prazer, ler!”

Esta é a máxima de todas as escolas e jardins-de-infância do nosso Agrupamento, desde a passada segunda-feira. E têm sido muitas as actividades que merecem destaque, envolvendo pais, alunos, professores, auxiliares, comunidade em geral, para quem estes cinco dias serão com toda a certeza um pretexto excelente para reencontrarem o caminho dos livros.

Na Escola E. B. 2, 3 do Viso, filmes, um workshop de escrita criativa para os alunos, uma sessão dedicada à dramatização, um concurso de declamação de poesia, outro de ilustração e ainda outro literário (de poesia e ficção) têm animado aulas, intervalos, salas e corredores.



No dia de ontem, os alunos do 2º e 3º ciclos puderam participar num workshop de escrita criativa, dinamizado pela professora Ana Paula Alves, num exercício onde as palavras deram as mãos com as imagens e onde os alunos puderam sonhar e escrever sonhando.

Assim, e a partir de «Onda», “escrito/ desenhado” por Suzy Lee, foram pedidas pequenas histórias, preenchendo os “espaços em branco” proporcionados por aquele livro. A partilha de textos foi extraordinária e, no final, todos concordaram ter-se tratado de uma proposta a repetir.



No dia de hoje, ainda no espaço da nossa Biblioteca, decorreu uma sessão intitulada «No fundo do mar há tesouros … e eu sou um deles!», orientada pela professora Sónia Barbosa, professora de Expressão Dramática da Escola Superior de Educação do Porto. A sessão, aberta aos professores, permitiu compreender a importância dos gestos e da dramatização na vida escolar e na literatura, tal como o indiciaram as várias propostas de trabalho.



E se de repente uma simples cana fosse um outro objecto? Qual seria ele? E se fechássemos os olhos e escutássemos os sons em volta e a partir deles criássemos uma história? Como a narraríamos sem palavras? Qual a eloquência dos gestos? E como deixar o corpo expressar-se?



Por outro lado, sessões de cinema decorrerão à tarde: depois de “Ponyo à Beira-Mar” de Hayao Miyazaki, exibido na passada segunda-feira, terá lugar amanhã a exibição do filme “Piratas das Caraíbas” de Gore Verbinski, a partir das 16 horas.

Na sexta-feira, haverá a partir das 10h05 um workshop de Ilustração para o 2º ciclo, terminando, à noite, como acontece nas histórias, de modo feliz, com o tradicional sarau de música e de poesia, com início às 21 horas. Todos estamos convidados e ninguém pode faltar!