quinta-feira, 18 de março de 2010

Contos com poesia e árvores dentro



As propostas da última Hora do Conto deste período estão inevitavelmente ligadas às árvores e à poesia, assinaladas já no próximo domingo, dia 21, uma data feliz, associada ainda ao começo da Primavera.

«O Veado Florido» de António Torrado (com ilustrações de Manuela Bacelar) é a sugestão da Equipa da Biblioteca para os ouvintes/ leitores do 5º ano, ao passo que para os colegas dos 6º e 7º anos se fará a leitura de “O homem que tinha uma árvore na cabeça” de José Jorge Letria (com ilustrações de António Modesto).

Trata-se de duas propostas aliciantes e divertidas, com enfoque na valorização do sentido ecológico e preservação do habitat natural. E, nesse sentido, será pedido aos alunos do 5º ano que reflictam sobre a importância das florestas, podendo construir uma pequena narrativa em que um animal seja protagonista, ou imaginar a continuação do conto de António Torrado.

Aos colegas do 6º e 7º anos será pedido um poema visual (dedicado à árvore), ou, em alternativa, uma história em que “uma árvore sábia e sensível” seja a personagem principal, podendo ou não viver dentro de um homem, como no caso de Arbóreo.

Porque ler é também desenhar, todos os ouvintes estão convidados a mostrar a sua interpretação dos contos ouvidos através de ilustrações.