quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Modelo de auto-avaliação aplicado na nossa Biblioteca



De acordo com o Programa da RBE, a Biblioteca da nossa Escola aplicará a partir deste ano lectivo o modelo de auto-avaliação. Como o modelo está organizado em quatro domínios (Apoio ao Desenvolvimento Curricular; Leitura e Literacias; Projectos, Parcerias, e Actividades Livres e de Abertura à Comunidade Educativa; e Gestão da Biblioteca) em cada ano será escolhido um destes domínios, para que todos eles sejam avaliados no final de quatro anos.

Recorde-se que, de acordo com as orientações da Rede de Bibliotecas Escolares, este modelo de auto-avaliação tem “por principal finalidade proporcionar às bibliotecas escolares (BE) um instrumento regulador e de melhoria contínua, que lhes permita avaliar a forma como estão a concretizar o seu trabalho e que resultados estão a alcançar, constituindo-se como um meio indispensável de qualificação das BEs e das próprias escolas, no cumprimento da sua missão e objectivos”.

Na nossa Escola, foi decidido em reunião do Conselho Pedagógico que o domínio a avaliar este ano será o da «Leitura e Literacias», tomando em consideração, nomeadamente, o objectivo do Agrupamento de aumentar o sucesso dos alunos, apostando no desenvolvimento das competências de leitura e escrita.

Foram igualmente considerados o facto de ser este um domínio onde a BE da escola tem investido, respondendo ao facto da maioria dos alunos lerem pouco e / ou mal (aspecto que compromete todas as aprendizagens), bem como a circunstância de o Agrupamento estar a desenvolver o projecto aLer+ integrado no PNL.

Com a escolha deste domínio, será possível tirar conclusões que permitam uma melhoria no trabalho a desenvolver nas bibliotecas do agrupamento.