quinta-feira, 26 de julho de 2018

Encerramento do ano letivo, na Biblioteca

No último dia de aulas, teve lugar na Biblioteca, a entrega dos certificados a todos os alunos, professores e assistentes operacionais que se envolveram no projeto de Animação Comum da Biblioteca Municipal Almeida Garrett e na Oficina de Poesia Visual. Esta cerimónia contou com a presença do nosso diretor e foi vivida com muito entusiasmo, ou não estivessem os alunos, já com um pé nas férias...








Oficina de Poesia Visual



Durante o mês de junho, a equipa da Biblioteca realizou uma oficina de Poesia Visual, onde turmas do 6.º Ano puderam criar os seus textos, com recurso a ferramentas digitais, numa articulação com Português.












































Visita dos alunos do 4.º Ano do Agrupamento à escola sede 

No dia 30 de maio, foi com enorme prazer que recebemos na Biblioteca os alunos finalistas do 1.º Ciclo, acompanhados dos seus professores. Acharam a Biblioteca "muito fixe". Cá, os esperaremos no próximo ano, como grandes utilizadores deste espaço e recursos magníficos.













quarta-feira, 25 de julho de 2018

Finalmente, estamos de volta ao nosso blogue, antes de nos despedirmos para férias. Temos muitas publicações para fazer. Só não o fizemos antes porque andámos envolvidos em imensas tarefas.
A nossa atualização começa com a participação da nossa escola no Projeto de Animação Comum da Biblioteca Municipal Almeida Garrett, dedicado à escritora Ilse Losa, que culminou com uma apresentação em palco da leitura encenada de "Silka", no passado dia 5 de junho.


Encontro com Livros, na Biblioteca Escolar,
 dedicado a Ilse Losa.

No auditório antes da apresentação.

                                                                                             
 


       


 

 



  •  











quinta-feira, 12 de abril de 2018

Concurso Nacional de Leitura
O nosso Agrupamento esteve muito bem representado pelos nossos alunos na fase concelhia do Concurso Nacional de Leitura, que se realizou na Biblioteca Municipal Almeida Garrett, a 10 de abril. O Pedro e a Joana tiveram a oportunidade de participar no Elo+Forte e mostraram muito bem que dominavam a obra lida para o Concurso.
Gostaram tanto que querem repetir para o ano que vem.

Joana Moniz do 1º Ciclo; Beatriz  Pires do 3º Ciclo; Pedro Ribeiro do 2º Ciclo


terça-feira, 20 de março de 2018

A NOSSA SEMANA DA LEITURA

Tivemos uma semana plena de atividades que começou da melhor maneira, com a vinda da escritora Ana Maria Magalhães, encontro que teve lugar na nossa Biblioteca, no dia  5 de março.
Incentivámos os alunos a ler os seus livros e a escrever inspirando-se no estilo da autora, também a desenhar e a pintar o seu rosto, transformando a leitura, a escrita e as artes visuais, numa verdadeira aventura. De alguns livros viajámos para a Ciência, fazendo desta mais uma Aventura!


  




Mala de viagem contendo obras
de Ana Maria  Magalhães
              A partir de Uma aventura na Serra da Estrela e de Uma aventura na mina, fazer ciência é mesmo uma aventura.






            
 
                                         
    
A Escola Básica Nº 2 do Viso fez da leitura, ao longo da semana, uma grande festa, com atividades variadas, as quais incluíram, no dia 8 de março, o encontro com a escritora Beatriz Lamas Oliveira que veio falar com os nossos alunos sobre raposas, baseando-se no seu livro intitulado A Raposa Sebastiana.













Da leitura também se fez escrita e arte.






                                                                              
                                             
                                                                                   

Muitos foram apanhados a ler...











Leu-se em línguas diversas...














                                                                                                                                                                                         

Para saber como todos na Escola Básica das Campinas se uniram pela leitura:
Basta clicar no link https://photopeach.com/embed/91jdkf

A nossa Semana da Leitura encerrou com um Sarau que contou com a adesão de muitos alunos, desde o Pré-escolar ao 9º Ano, e suas famílias.










A equipa da Biblioteca Escolar deseja a todos os nossos visitantes uma Páscoa muito feliz, acompanhada de amêndoas e, claro, de boas leituras.