terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Biblioteca apoia desenvolvimento curricular














Como todos já sabem, este ano letivo, o domínio da autoavaliação é o Apoio ao Desenvolvimento Curricular.

Os factores que determinaram a escolha deste domínio prendem-se, sobretudo, com a necessidade de conhecer de forma objectiva a forma como se está a concretizar o trabalho da BE, em especial, no seu contributo para as aprendizagens e para o sucesso educativo; estreitar a relação entre a sala de aula e a BE; desenvolver nos alunos competências de pesquisa e tratamento de informação e operacionalizar a implementação do modelo de pesquisa adoptado pelo agrupamento no contexto de sala de aula; aprofundar o trabalho cooperativo entre a BE e os departamentos e os docentes; e, por fim, rentabilizar o fundo da BE de apoio ao currículo.

Neste sentido, pretende-se estabelecer uma relação de maior proximidade e colaboração com a BE/CRE, estreitando laços de cooperação entre os professores e aquele espaço escolar que dispõe de diversos recursos e um acervo considerável ao serviço de uma maior e melhor aprendizagem.















Assim, foram criadas duas fichas que facilitam esse trabalho colaborativo. Uma intitulada “Guião de trabalho colaborativo”que se destina à realização de atividades, quer na sala de aula, quer na BE/CRE, facilitando o apoio ao desenvolvimento curricular da BE/CRE em articulação com os docentes. A outra denominada “Alunos encaminhados para a Biblioteca Escolar Sem Professor Acompanhante” permite que os professores conduzam um aluno ou um grupo de alunos para a BE/CRE com uma tarefa específica que será apoiada por elementos da BE/CRE.