No âmbito da comemoração do mês da Ciência, os professores desta área prepararam diversas atividades nas suas aulas tendo como objetivo cativar os alunos para aquela área do conhecimento.
Foi o que aconteceu, no dia 16 de novembro, na aula de Ciências Naturais da turma A do quinto ano de escolaridade.
A professora Paula Gomes, em articulação com a BE/CRE, iniciou a sua aula sobre manta morta com a apresentação e leitura de excertos do livro Há um cabelo na minha terra! de Gary Larson. A partir desta história de minhocas, a professora lançou um desafio que implicava uma consulta posterior do livro na Biblioteca para se descobrir o que aconteceu ao filho minhoca descontente com a sua condição.
De seguida, com os alunos em grupos e com funções distintas, a professora forneceu um tabuleiro com manta morta, recolhida no jardim da escola, e uma ficha de trabalho com indicações para a exploração daquele pedaço de solo e instruções para registo das informações recolhidas.
Equipados com luvas e pinça, os alunos iniciaram a pesquisa e, para surpresa de todos, encontraram folhas, raízes, pequenos ramos, minhocas, centopeias, bichos de conta e outros mais, tudo isto naquela pequena porção de terra. Depois, os elementos encontrados foram agrupados numa folha branca, observados e desenhados com muito entusiasmo pelos presentes.
De facto, foi uma aula de Ciências diferente, com recurso à prática e com alunos bastante motivados.
No final, a professora Paula Gomes, fazendo o balanço da atividade, concluiu que “tinha sido um sucesso, pois os alunos adoraram, participaram com muito entusiasmo, manifestando interesse e curiosidade por todo o trabalho realizado”.