segunda-feira, 30 de maio de 2011

João Ricardo Lopes apresenta novo livro na E. B. 2, 3 do Viso





















Depois de um intervalo de quase seis anos, a poesia de João Ricardo Lopes volta aos escaparates com reflexões à boca de cena, obra que será apresentada na Escola E. B. 2, 3 do Viso, na próxima quinta-feira, dia 2.

O autor (e professor de Língua Portuguesa no nosso Agrupamento, desde 2008) junta na sua obra mais recente um conjunto de 50 poemas (traduzidos para Inglês por Bernarda Esteves), nos quais propõe uma leitura da vida e do quotidiano em pinceladas irónicas e surpreendentes, não faltando aqui e ali o pessimismo característico da moderna poesia. Veja-se o exemplo do poema «Lido nas pedras do velho cemitério: leio-lhes o nome, a memória, a laje lavada / vagas sinopses grafadas de trás para a frente / musgo verdíssimo no meio da cronologia. (…) / musgo verdíssimo, disse, comendo-nos o nome / que a vida é isto. uma unhas-de-fome.

Predispondo o leitor a lê-lo no palco movediço das suas palavras (numa feira medieval, nas gotas do lavatório, no começo do mundo, no proscénio, na penumbra da assistência, no meio da neblina, reflexões à boca de cena é um livro de difícil classificação, cuja leitura tem merecido já a admiração da crítica.

A apresentação decorrerá no espaço da Biblioteca Escolar/ Centro de Recursos Educativos da E. B. 2, 3 do Viso, a partir das 21h00.