quarta-feira, 25 de julho de 2018

Finalmente, estamos de volta ao nosso blogue, antes de nos despedirmos para férias. Temos muitas publicações para fazer. Só não o fizemos antes porque andámos envolvidos em imensas tarefas.
A nossa atualização começa com a participação da nossa escola no Projeto de Animação Comum da Biblioteca Municipal Almeida Garrett, dedicado à escritora Ilse Losa, que culminou com uma apresentação em palco da leitura encenada de "Silka", no passado dia 5 de junho.


Encontro com Livros, na Biblioteca Escolar,
 dedicado a Ilse Losa.

No auditório antes da apresentação.

                                                                                             
 


       


 

 



  •  











quinta-feira, 12 de abril de 2018

Concurso Nacional de Leitura
O nosso Agrupamento esteve muito bem representado pelos nossos alunos na fase concelhia do Concurso Nacional de Leitura, que se realizou na Biblioteca Municipal Almeida Garrett, a 10 de abril. O Pedro e a Joana tiveram a oportunidade de participar no Elo+Forte e mostraram muito bem que dominavam a obra lida para o Concurso.
Gostaram tanto que querem repetir para o ano que vem.

Joana Moniz do 1º Ciclo; Beatriz  Pires do 3º Ciclo; Pedro Ribeiro do 2º Ciclo


terça-feira, 20 de março de 2018

A NOSSA SEMANA DA LEITURA

Tivemos uma semana plena de atividades que começou da melhor maneira, com a vinda da escritora Ana Maria Magalhães, encontro que teve lugar na nossa Biblioteca, no dia  5 de março.
Incentivámos os alunos a ler os seus livros e a escrever inspirando-se no estilo da autora, também a desenhar e a pintar o seu rosto, transformando a leitura, a escrita e as artes visuais, numa verdadeira aventura. De alguns livros viajámos para a Ciência, fazendo desta mais uma Aventura!


  




Mala de viagem contendo obras
de Ana Maria  Magalhães
              A partir de Uma aventura na Serra da Estrela e de Uma aventura na mina, fazer ciência é mesmo uma aventura.






            
 
                                         
    
A Escola Básica Nº 2 do Viso fez da leitura, ao longo da semana, uma grande festa, com atividades variadas, as quais incluíram, no dia 8 de março, o encontro com a escritora Beatriz Lamas Oliveira que veio falar com os nossos alunos sobre raposas, baseando-se no seu livro intitulado A Raposa Sebastiana.













Da leitura também se fez escrita e arte.






                                                                              
                                             
                                                                                   

Muitos foram apanhados a ler...











Leu-se em línguas diversas...














                                                                                                                                                                                         

Para saber como todos na Escola Básica das Campinas se uniram pela leitura:
Basta clicar no link https://photopeach.com/embed/91jdkf

A nossa Semana da Leitura encerrou com um Sarau que contou com a adesão de muitos alunos, desde o Pré-escolar ao 9º Ano, e suas famílias.










A equipa da Biblioteca Escolar deseja a todos os nossos visitantes uma Páscoa muito feliz, acompanhada de amêndoas e, claro, de boas leituras.








quarta-feira, 14 de março de 2018

Olá, cá estamos de novo.
Entretanto tivemos muitas atividades que gostaríamos de partilhar convosco.

Sabemos que a leitura nos transforma, nos torna melhores, nos dá felicidade e permite fazermos grandes viagens sem sair do lugar.

Para estas viagens criámos malas de livros e o serviço do carro "Livros em Viagem" para serem usados em aula, onde os alunos poderão ler, ler, ler... e levar para casa.

No carro circula a maleta dos tablets com imensos livros descarregados para aqueles alunos que gostam mais do digital.

Estão uma beleza!



quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

A equipa da Biblioteca deseja a toda a comunidade educativa um muito Feliz Natal e um ano de 2018 cheio de esplêndidas e agradáveis surpresas.

Fiquem com a mensagem expressa por uma nossa aluna.
"O Natal é uma estrela que nunca deixará que fiques triste."
                                                                            Margarida Teixeira 6ºA

quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

Feira do Livro
Está a decorrer a nossa Feira do Livro com uma grande diversidade de livros.
Quem ainda não a visitou, poderá fazê-lo até à próxima sexta-feira, dia 15 de dezembro, entre as 9.00 e as 16.00 horas.










É nosso desejo que haja um bom livro no sapato de cada um!

terça-feira, 12 de dezembro de 2017

Olá, de novo.
Só agora voltamos com notícias porque a nossa equipa tem andado muito atarefada com imensas atividades.

Outubro é o mês das bibliotecas escolares e nas nossas bibliotecas recebemos todos os alunos onde os sensibilizámos para a importância da Biblioteca nas suas vidas e os convocámos para a sua utilização na construção do conhecimento e no desenvolvimento do prazer de ler.












Encerrámos esta comemoração, na biblioteca da escola das Campinas, com o lançamento do livro Sara e as Madalenas Mágicas cujos autores são os pais de uma nossa aluna Sara que sofre de paralisia cerebral. É um livro de esperança que termina com a mensagem de que os nossos sonhos poderão realizar-se, se acreditarmos.
A festa do lançamento deste livro inseriu-se, paralelamente, na apresentação à comunidade do novo projeto do nosso Agrupamento, Todos Juntos Podemos Ler, um projeto de leitura inclusiva onde todos, independentemente das dificuldades ou diferenças, leem. 










Na biblioteca da escola Nº2 do Viso, o mês de outubro foi pleno de atividades: leituras em voz alta, escrita criativa, audição de música, experiências científicas... Foi uma verdadeira festa para todos. O entusiasmo com que os alunos participaram nessas atividades foi a melhor forma de comemorar o mês das Bibliotecas Escolares.