quinta-feira, 16 de junho de 2016

"Curtas" com mais novidades...


 Aproxima-se  o dia 30 de junho - data limite de votação nas Curtas, no âmbito da comemoração dos 20 anos da Rede de Bibliotecas Escolares(RBE).

 Já apreciaste o vídeo nº 74? Trata-se do vídeo realizado por um grupo de alunos da EB 2/3 do Viso no PORTO!

 Para o visualizares e votares basta ires à página 
https://www.facebook.com/rbeportugal/procurares o vídeo nº 74 e clicares no GOSTO, se gostares de verdade!
 No momento desta edição já contamos com 197 "GOSTOS"! Para que o nosso vídeo seja selecionado precisamos de aumentar este número! O vídeo merece , de facto, mais apreciadores! Não percas a oportunidade de o visualizar e de o partilhar com os teus amigos/ contactos!
  
  
"Toca" a apreciar e a votar!

quarta-feira, 8 de junho de 2016




A Feira do Livro 
e o
Encontro com Pais


com o lema  Ler Histórias Une a Família já chegou à Biblioteca da EB do Viso

  

 Convidamos a comunidade educativa para a Feira do Livro  a decorrer na Biblioteca da EB do Viso até dia 9 de junho.  A inauguração deste evento ocorreu ontem, dia 7 de junho, às 17:30 com um Encontro com Pais, sob o lema Ler Histórias Une a Família. 



Partilharemos algumas fotografias do momento especial da inauguração.






terça-feira, 31 de maio de 2016


FEIRA DO LIVRO 
 ENCONTRO COM PAIS

COM O LEMA  LER HISTÓRIAS UNE A FAMÍLIA

(BIBLIOTECA DA EB DAS CAMPINAS)

  
   A Feira do Livro da EB das Campinas decorreu entre 24 e 27 de maio, conforme divulgação anterior. No momento da inauguração, a comunidade escolar foi, calorosamente, recebida pelo Diretor do Agrupamento e pela Coordenadora da Biblioteca Escolar.  
   Chegou o momento de partilhar algumas fotografias da inauguração da Feira do Livro da EB das Campinas e do Encontro com Pais. Estas são esclarecedoras, relativamente ao momento especial de partilha que ocorreu, na biblioteca desta escola, com muita alegria, curiosidade e entusiasmo, entre alunos, pais, educadoras e professoras. 
  É certo que ler histórias une, verdadeiramente, a família!














quarta-feira, 25 de maio de 2016


A CIÊNCIA, COM PEQUENOS CIENTISTAS, CHEGOU, DE NOVO, À BIBLIOTECA!

   No mês de maio,  os nossos cientistas aprendem o processo artesanal do queijo fresco, e, no fim, saboreiam-no!  

  As sessões calendarizadas e divulgadas em cartaz e no blogue sobre a "Ciência na Biblioteca" são coordenadas pelas professoras Paula Lopes Quental (Ciências Naturais) e Ana Paula Alves (Coordenadora da BE/CRE) e contam com a colaboração privilegiada  da Filipa Pinto do 7ºB.  Estas sessões contam com o apoio da assistente operacional que apoia a BE/CRE, Rosário Duarte. 

   Publicam-se algumas fotografias das sessões já realizadas com as turmas B e C do 7ºano.










segunda-feira, 23 de maio de 2016


Feira do Livro 
Encontro com Pais

com o lema  Ler Histórias Une a Família (Biblioteca da EB das Campinas)

  

 Convidamos a comunidade educativa para a inauguração da Feira do Livro e para um Encontro com Pais, sob o lema Ler Histórias Une a Família, que terá lugar na Biblioteca da EB das Campinas, no dia 24 de maio, pelas 17h30. Este evento insere-se  na Comemoração do "Mês da Família".  






terça-feira, 17 de maio de 2016

"Curtas" com novidades...


Já é possível visualizar o vídeo produzido, na EB 2,3 do Viso, no âmbito do desafio" Curtas", no link
O vídeo foi construído a partir do guião criado no Clube " Dez dedos de escrita".


A partir de 27 de maio será feita a publicação dos filmes pela RBE, na sua página de Facebook https://www.facebook.com/rbeportugal/, local onde terá lugar a votação pelas comunidades educativas até ao dia 30 de junho. 

"Toca" a apreciar e a votar!


quarta-feira, 11 de maio de 2016



No dia 16 de maio, a CIÊNCIA vai voltar à biblioteca! 


De 16 a 25 de maio, algumas turmas ( 5º A, 5ºD, 6ºC, 7ºA, 7ºB, 7ºC, 8ºA e 8ºC) vão participar em sessões práticas sobre o processo artesanal para fazer queijo.


 Já viste o cartaz na tua escola? Ficaste com água na boca?

quinta-feira, 5 de maio de 2016


Vais participar nas "curtas"? 


Se és assíduo na biblioteca, já conheces o cartaz que se segue!
Não te esqueças que a tua participação é uma honra! Atenção aos prazos!



_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________



No âmbito da comemoração dos 20 anos da RBE (Rede de Bibliotecas Escolares), chegam-nos desafios...


Que influência tem ou teve a biblioteca escolar na nossa vida?
Vamos dar o nosso testemunho! 
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________





  "COMUNIDADE DE LEITORES"

   A "Comunidade de Leitores" é um encontro em que são lidos e abordados alguns trechos de Luísa Dacosta, com mediação da professora bibliotecária. A partir das palavras da autora, os leitores são convidados a exprimir a sua opinião, o seu próprio pensar e sentir, partilhando ideias, transformando-as noutra escrita e noutras formas de ler.

    O 7ºA e o 8ºA  já estão a participar no projeto  "Comunidade de Leitores"! O 5ºano também vai participar! A  turma A vai amanhã, dia 6 de maio, participar no 1º encontro na biblioteca, neste âmbito, e a turma C integrará esta comunidade a partir de 10 de maio.

 



quarta-feira, 4 de maio de 2016

A nossa escola participou, com muito entusiasmo,
na fase distrital do
Concurso Nacional de Leitura



      No dia 19 de abril, na fase distrital do CNL, a nossa escola foi muito bem representada pelos três alunos que mais se destacaram na fase escola: o José Coutinho do 7ºB, o Miguel Silva e  a Mariana Teixeira do 9ºA. Os três prometem continuar a investir para conseguirem participar, de novo, na fase distrital!
     Com a professora Ana Paula, Coordenadora da BE, passaram um dia inesquecível na Biblioteca Almeida Garrett e, na hora do almoço, ainda  tiveram tempo para usufruir do jardim irresistível que a envolve. Partilhamos os bons momentos!







No auditório da Biblioteca Almeida Garrett, durante as entrevistas aos cinco alunos selecionados.



O José Coutinho, entre os 11 alunos do 3º Ciclo que participaram na oficina de escrita, dinamizada pela
escritora, Ana Saldanha! O José gostou muito desta  oportunidade e ainda "brilhou" a declamar "   Autopsicografia"  de Fernando Pessoa! 

No auditório, os aplausos foram sonantes!




 
















 Nos breves momentos de lazer, 
os  sorrisos e a paisagem dispensam comentários! 

            ------------------------------------------------------------------------------------------------------

Mensagens de Ana Pessoa e de Hélia Correia

As autoras das obras escolhidas não puderam estar presentes no decorrer do evento- fase distrital do CNL. Mas não se esqueceram de deixar mensagens muito especiais para os alunos que conseguiram chegar à fase distrital do CNL.  Divulgam-se para que os leitores deste blogue não percam a oportunidade de as ler! As mensagens convidam-nos, inevitavelmente, à leitura das obras, disponíveis na biblioteca da escola sede do agrupamento.

"Daqui Ana Pessoa, autora do SUPERGIGANTE.
Eu corro para vocês com estas palavras.
Corro para os leitores.
Para os alunos e professores. Para os bibliotecários.
Eu corro para todos os que tornaram possível esta festa do livro aqui, no Porto.
E não quero ser a última a chegar. Quero ser a primeira.
Obrigada por me terem incluído neste evento. É um prazer enorme. É uma honra supergigante. Para mim. E para o Edgar também.
O Edgar é uma personagem de ficção, mas também existe. Também tem vontade própria.
O Supergigante é o meu segundo livro. Enquanto o escrevia, não sabia se seria capaz de o escrever. Não sabia se alguém teria interesse em correr com este livro. Apesar das minhas angústias, nunca desisti do Edgar e o Edgar também nunca desistiu de mim. Eu e o Edgar corremos sempre em frente e nunca olhámos para trás.
Eu chegava a casa transpirada e ofegante. Sentava-me à secretária para tentar apanhar as palavras que fugiam de mim.
Um dia cheguei ao fim desta história, que foi o princípio de uma outra história. As histórias são sempre o fim e o princípio. Os livros são o fim e o princípio. Nós também somos o fim e o princípio das muitas histórias que trazemos dentro de nós.
Eu quis escrever sobre isto. Sobre as histórias. Sobre os contrastes. Sobre o princípio e o fim. Sobre a vida e a morte, sobre o medo e a coragem. Sobre o passado e o futuro, sobre a felicidade e a tristeza, sobre a amizade e a inimizade. Somos feitos de contrastes. Rimos e choramos. Somos pequenos e grandes. Somos o Bem e o Mal. Queremos ir em frente. E também queremos voltar para trás.
Todos vocês chegaram aqui. A este dia. A esta festa. Esta foi a vossa meta.
O Edgar corre sempre em frente. E vocês também correm sempre em frente.
Esta é a vossa corrida.
E a vossa corrida é a vossa história. A vossa história é a vossa vida.
Ler é uma corrida. Viver é uma corrida.
Vale a pena estarmos aqui.
Somos as várias histórias que aconteceram hoje no Concurso Nacional de Leitura e somos muitas outras histórias. As histórias que vivemos. As histórias que estão por viver. E também as histórias que lemos e que um dia vamos ler.
Os livros fazem parte da nossa corrida. Da nossa descoberta.
A todos vocês, boa corrida e boa sorte.
Não percam o fôlego!"




Mensagem da Hélia Correia sobre "MOPSOS e O Ouro de Delfos"

   "Há hoje extraordinárias criações mitológicas. Da Guerra das Estrelas a Harry Potter, elas compõem um universo imaginário inteligente, rico e exigente, quanto à capacidade do leitor ou do espectador, de ali entrar. Não há qualquer razão para não lermos e não admirarmos estas obras. São todas concebidas por um autor ou por uma equipa limitada. Por isso as obras têm um limite.
   Não era assim com os antigos Gregos. São aos milhares as suas histórias e heróis. Cruzam-se uns com os outros. Como se isso não fosse suficiente, ainda aparecem versões diversas sobre cada uma das aventuras e por vezes, também, múltiplos finais. Não faltam monstros e heróis e mágicos. As criaturas superiores, os deuses, são geralmente belos, semelhantes aos seres humanos, mas mais altos, mais fortes, luminosos. Têm bastante graça porque amuam, são ciumentos, invejosos, refilões, metem-se nos assuntos dos humanos.
   Mais curioso é o facto de não haver autor. Foi ao longo de séculos e ainda antes da escrita que um povo imaginou e guardou na memória este livro invisível, de um tamanho que hoje não caberia numa estante. Para quem escreve sobre os mitos gregos, o difícil não é inventar personagens, enredos, ambientes, porque inventar seria uma traição e aquele mundo tem de tudo em abundância. Difícil é, no meio desta floresta, encontrar um caminho onde não haja demasiados cruzamentos e desvios, um caminho que leve de um princípio a um fim.
   O meu propósito, com a série «Mopsos», não é trazer a Grécia Antiga para cá. É levar o leitor para lá comigo. E depois, se possível, deixá-lo a procurar mais emoções sozinho.
Um beijinho"





segunda-feira, 25 de abril de 2016

No dia 25 de abril, a "BE/CRE" também se lembrou de vós e, desta vez, sugere que espreitem, requisitem , leiam, por exemplo, os livros cujas capas podem apreciar na fotografia seguinte!