aLer+




Descrição do Projeto

O Agrupamento de Escolas do Viso abraçou o projeto aLer+, no ano letivo de 2009/2010.
Este projeto designado "ENTRA NA ONDA DA LEITURA!" integra todas as escolas, as crianças do pré-escolar e os alunos do 1.º ao 9.º Ano. Envolve os professores, as educadoras e as famílias, num processo aglutinador de planos e de atividades que têm como base a leitura, no objetivo de melhorar a competência leitora dos alunos em geral e, dessa forma, contribuir para o aumento do sucesso educativo.
A leitura é colocada no centro de todas as aprendizagens e a leitura recreativa é estimulada, de modo a que todos desenvolvam o prazer de ler e se tornem leitores.
Cada turma cria o seu próprio projeto de leitura, que procura ser interdisciplinar, chamando a si diversas áreas, como as de expressões artísticas.
As bibliotecas têm um papel catalisador: fornecem e divulgam recursos, garantem o serviço de requisição domiciliária, organizam e promovem diversas ações centralizadas na leitura e na escrita.
As famílias são constantemente chamadas a participar, desde a “Leitura em Vaivém” no pré-escolar, a uma Comunidade de Leitores constituída por mães e encarregadas de educação.

A dinamizar o projeto, o Agrupamento dispõe de uma equipa constituída pela coordenadora que é, ao mesmo tempo, a professora bibliotecária, e por um professor de cada escola, que faz a ligação com todos os professores da mesma.

Publicado em 28 de abri de 2020




CONCURSO NACIONAL DE LEITURA 2020

O nosso Agrupamento participou em força no concurso deste ano, com quase todas as escolas representadas. A nível de escola, tivemos duas fases: a prova escrita em cada escola, na qual puderam participar os alunos que se inscreveram, do 3.º ao 9.º Ano, e a prova oral com a participação de todos os alunos apurados, de acordo com o regulamento. Esta prova, que decorreu na Biblioteca da escola sede, permitiu selecionar os dois alunos de cada ciclo, para representarem o Agrupamento na fase concelhia, que se realizou no passado dia 12 de fevereiro, na Biblioteca Municipal Almeida Garrett.

Os alunos apurados foram
1.º Ciclo
Leonardo Santos de Almeida (EB1 dos Correios)
Pedro Filipe Gonçalves do Vale (EB N.º2 do Viso)
2.º Ciclo
Joana Anjos Leite da Silva (5.º Ano)
Matilde da Silva Pereira e Basílio Lucas (6.º Ano)
3.º Ciclo
Nídia Sofia Vieira Dias (8.º Ano)
Pedro Santiago Santos Ribeiro (8.º Ano)

Na fase concelhia, a nossa aluna Matilde, ficou apurada para a fase intermunicipal que estava prevista realizar-se na Biblioteca Municipal de Vila Nova de Gaia, a 22 de abril. Por força da pandemia que estamos a viver, todas as restantes atividades do Concurso foram canceladas.

O mesmo não acontece com as nossas palavras de apreço e de agradecimento a todos os alunos que participaram e a todos os professores que apoiaram e colaboraram.
E, para a Matilde, muitos PARABÉNS!!!


Matilde na Biblioteca Municipal Almeida Garrett


Entrega de diploma a Leonardo e a Pedro
Entrega do prémio a Matilde 










Conjunto dos alunos participantes na fase concelhia

Publicado em 8/4/2020